A sinalização de aeroporto tem o papel fundamental de trazer segurança, orientação e informação aos motoristas nas vias de serviço e aos pilotos. Mas além dessas funções, a sinalização também auxilia o piloto na navegação interna do aeroporto.
A sinalização é, portanto, essencial na infraestrutura aeroportuária, principalmente à noite ou durante a má visibilidade provocada pelas tempestades.
E com a importância da sinalização, as empresas administradoras de aeroportos têm investido cada vez mais para terem viagens aéreas mais seguras e organizadas.
Então, vamos falar sobre os vários tipos de sinalização vertical e horizontal em aeroportos. Por isso, continue a leitura desse artigo e conheça mais sobre esse assunto. Acompanhe!
A sinalização viária nos aeroportos, garante que os pilotos tenham absoluta certeza de onde devem pousar ou decolar com a aeronave. Mas também assegurar que os motoristas que dirigem pelo local entendam o que pode acontecer.
Esse tipo de sinalização, pode ser dividida em vertical e horizontal, sendo que a vertical conta com as placas, enquanto a horizontal é feita através de pintura no solo.
A sinalização de aeroportos é fundamental para a segurança, além disso ela deve ser feita de forma conspícua, ou seja, ela deve ser vista com facilidade, mesmo a noite ou durante os períodos de chuva.
A seguir, confira alguns dos locais onde a sinalização é necessária para auxiliar os funcionários e pilotos do aeroporto:
A sinalização de aeroportos tem muitas funções, como por exemplo trazer segurança e ordem ao local, além de fornecer orientação para as pessoas. E como dissemos anteriormente, esse tipo de sinalização pode ser dividida em vertical e horizontal.
A sinalização vertical em aeroportos utiliza placas para dar direções. Nos aeroportos, as principais placas utilizadas são a A-43 e a SAU 21.
O volume II do manual vertical de sinalização de advertência do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) fornece informações sobre a placa A-43. Enquanto o volume III fala sobre o sinal SAU-21.
A placa de advertência A-43, significa que há aeroportos ou aeródromos próximos ao local.
Essa placa sempre deve ser utilizada quando aeronaves voando em baixa altitude possam causar reações inesperadas que coloquem em risco a segurança dos motoristas na via.
As placas de serviço auxiliar servem para indicar ao usuário da via, os locais onde pode encontrar os serviços indicados. E não é diferente com a placa SAU-21 que tem como significado a indicação de aeroportos domésticos e internacionais no local.
Essas placas são colocadas a pelo menos 1 km de distância antes do lugar onde se encontra o serviço, mas também são aplicadas no ponto de acesso ao local citado nas placas.
A sinalização horizontal é muito importante nas pistas dos aeroportos, pois além de organizar o deslocamento, também facilita a movimentação de pilotos e demais pessoas pelo local.
Para que a sinalização horizontal cumpra a função de organizar a movimentação e o deslocamento, são utilizadas faixas pintadas no solo.
A sinalização horizontal nos aeroportos tem como característica a pintura de faixas no solo. Essas faixas se dividem em contínuas e tracejadas.
As faixas tracejadas são utilizadas nas pistas de pouso e decolagem, enquanto as linhas contínuas são vistas nas taxiway (Pista de rolamento), pátios de estacionamento e limite lateral no asfalto.
Além das faixas, as cores também são utilizadas para organizar os deslocamentos. Essas cores podem ser:
Nas pistas, as faixas são pintadas de branco, enquanto nas taxiways e pátios a cor utilizada para pintura é o amarelo.
Existem faixas que alertam o piloto sobre a proximidade de áreas de segurança, como o limite entre a taxiway e a pista de decolagem, que é chamado de ponto de espera.
Essas faixas são representadas por 4 faixas amarelas pintadas de lado a lado no asfalto. Sendo que duas faixas são tracejadas e duas faixas são contínuas.
Uma curiosidade, é que o lado das faixas contínuas indicam a taxiway e o lado tracejado indica a pista.
Além dessas 4 faixas pintadas no solo que citamos anteriormente, existe a fronteira ILS.
A fronteira ILS, também é uma pintura no solo. Seu desenho é muito semelhante a uma escada. A função dessa faixa, é informar ao piloto que ele está se aproximando de uma área sensível e que ele só poderá cruzá-la com autorização especial do controle de solo.
Existem também sinais que restringem o acesso de aeronaves a um determinado local. Como por exemplo, os sinais pintados em brancos nas pistas com formatos de “X” indicam que a pista está desativada.
As linhas diagonais pretas e amarelas pintadas no asfalto indicam que a partir daquele ponto a pista de rolamento não continua.
Na sinalização horizontal, existe um retângulo vermelho com letras em branco, escrito “NO ENTRY” ( não entrar em inglês). A função desse sinal, é proibir o ingresso das aeronaves em determinada área.
No estacionamento, podem ser encontrados retângulos pretos com números amarelos ou, inversamente, retângulos amarelos com números pretos. Esses sinais identificam a posição de estacionamento.
No pátio existem linhas que formam retângulos brancos. Essas linhas indicam onde as equipes de solo devem estacionar os veículos, como trens de bagagem ou esteiras rolantes, por exemplo.
Alguns aeroportos possuem uma passarela azul claro com as bordas em branco. Essas passarelas são para os pedestres.
Bem no começo das pistas de pouso e decolagem, antes mesmo dos números das cabeceiras, existem vários retângulos brancos paralelos, semelhantes a uma faixa de pedestre. Esses retângulos têm a função de indicar a largura da pista.
Existem ainda 2 retângulos brancos, um em cada lado da pista e são pintados a 300m da cabeceira. Essas marcas, são conhecidas como “zona de toque” ou “ponto de visada” e é o local ideal para a aeronave tocar o solo.
Os materiais refletivos na sinalização de aeroportos, garantem que a sinalização esteja claramente visível mesmo à noite. É por esse motivo que esses materiais são tão importantes.
Normalmente, é adicionado microesferas de vidro a tinta de demarcação viária para fazer a pintura da sinalização horizontal.
A razão para o uso de materiais refletivos nas pistas dos aeroportos é simplesmente que eles são retrorrefletivos.
Ou seja, quando as luzes do avião atingem a tinta misturada às microesferas de vidro, as luzes são refletidas de volta para o piloto. Dessa forma, o piloto consegue enxergar a pista mesmo durante a noite.
É comum que qualquer tipo de material de sinalização viária sofra algum tipo de desgaste ao longo dos anos, principalmente aqueles que ficam a céu aberto e expostos ao tempo.
Por isso, as placas, as tintas e os materiais utilizados devem ser de boa qualidade e contar com as microesferas de vidro para uso em pistas de aeroportos.
Mas também é preciso que o material seja durável e que a empresa responsável pela aplicação ofereça um bom serviço.
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