Muito conhecido como ”tartaruga”, o tachão refletivo ou tachão de trânsito viário é um dispositivo delimitador fixado no solo e utilizado para complementar a sinalização horizontal das vias. Suas principais funções são sinalizar a transposição de faixa de trânsito, invasão de marca de canalização e transposição de mini rotatória.
De acordo com a NBR (Norma Brasileira) e o CONATRAN (Conselho Nacional de Trânsito), a sinalização horizontal é composta por faixas de tráfego, proibição de ultrapassagem, bordas da pista e muito mais — todos demarcados por linhas feitas por pinturas no solo, segregadores, bate-rodas, prisma de concreto, tachas, mini tachões e tachões de trânsito, nosso assunto de hoje.
No post de hoje você verá:
Confira!
O tachão de trânsito é um dispositivo com retrorrefletor (tecnologia utilizada na sinalização horizontal que reflete a luz de volta a sua origem. Em outras palavras, esse dispositivo reflete a luz dos faróis dos veículos, de maneira reduzida, para o condutor).
De acordo com a CET, esse dispositivo é caracterizado como auxiliar de delimitação e complementação para a sinalização horizontal, por exemplo, para indicar o limite da faixa, sinalizar acostamentos e entre outros.
Sua composição é feita por um corpo em resina poliéster amarela, uma lente (retrorrefletor amarelo âmbar ou branco) e um pino de fixação de rosca (parafusos galvanizados). E tudo isso faz que sua durabilidade seja longa, resistindo a compressões mecânicas e às ações do tempo, como sol e chuva em excesso.
É possível encontrarmos nos mais variados tamanhos, mas os modelos mais comuns seguem a NBR 15.576:2013, com dimensões padrões:
O tachão pode ser do tipo monodirecional (um refletivo), bidirecional (dois refletivos) ou cego (sem refletivo). Saiba mais abaixo sobre os tipos de tachões e como utilizar cada um.
O tachão de trânsito serve para garantir a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres, através de seu sistema que obriga os motoristas a reduzirem sua velocidade e transitarem corretamente na pista.
O dispositivo também dificulta determinadas manobras, como:
Recomenda-se o seu uso para: bifurcações, trevos, ciclofaixas, estacionamentos, estreitamento da pista, proteção de faixas de conversão.
Aliás, em dias de chuvas intensas onde a pintura da pista está sem efeito, esse dispositivo serve para o motorista continuar enxergando a faixa e permanecer em segurança.
Como falamos acima, existem três tipos de tachão: cego (sem refletivo), monodirecional (um refletivo) e bidirecional (dois refletivos). Descubra mais sobre cada tipo abaixo!
Esse tipo de tachão não possui refletivo e é utilizado para locais mais frequentados durante o dia, em que não é necessário visibilidade noturna.
Esse tipo de tachão possui apenas um refletivo na cor branca (ou amarelo âmbar). E sua função é separar fluxos do mesmo sentido.
Desse modo, sua instalação é feita de frente para o condutor no sentido na via.
Esse tipo de tachão é o mais utilizado, possuindo dois refletivos na cor amarela âmbar. E sua função é separar fluxos de sentidos opostos.
E como já falado, sua instalação é feita para condutores que transitam em sentidos opostos, por exemplo: entrada e saída de estacionamento.
A instalação desse dispositivo é fácil! Veja abaixo como você, síndico de condomínio ou proprietário de comércio com estacionamento particular, pode adquirir tachões e instalá-los de maneira prática!
Em primeiro lugar, faça a pré-demarcação do solo para posicionar corretamente os tachões. Logo após a demarcação, a furação deve ser feita com 6 cm de profundidade para dentro do solo.
Após a furação, limpe o excesso de poeira do local para a cola ser bem fixada.
A cola para esse procedimento deve ser específica para essa instalação. Cerca de 0,250 gramas de cola devem ser depositados no furo e ao redor, de maneira que toda a base e os pinos do tachão sejam colados, como mostra a imagem acima.
E por fim, em aproximadamente 20 minutos a cola estará seca. Viu como é fácil?
O Tachão de trânsito é um complemento excelente para a sinalização horizontal, contribuindo para a segurança de motoristas, pedestres e até mesmo ciclistas.
O interessante é que você não precisa de permissão para comprar e instalar, basta seguir as recomendações do CONTRAN e das normas ABNT, e adquirir produtos de qualidade, que irão suportar o peso do veículo e resistir à condições climáticas.
É muito importante que você saiba onde adquirir os produtos de sinalização do seu estabelecimento. E é pensando nisso que há 20 anos estamos atendendo diversas empresas, fabricando todo o tipo de sinalização horizontal, vertical e semafórica. E o melhor: com um ótimo preço.
Mas e você, gostou da leitura? Salve esse post para ler novamente depois. E lembre-se que se precisar, FAÇA UM ORÇAMENTO!
1 Comments
Eu gostaria de saber se realmente foi proibido o uso ? Que tipo de restrições ou proibições?