Placas de sinalização para condomínios: Vantagens e importância

Placas de sinalização para condomínios: Vantagens e importância

Placas de sinalização para condomínios

As placas de sinalização para condomínios são uma maneira eficiente e atuante de garantir a todos os moradores mais segurança, conforto, disciplina e regras a fim de evitar acidentes, desordens e conflitos desnecessários.

De acordo com a Lei de Trânsito brasileira, os condomínios e as vias que circundam o seu interior também devem obedecer e seguir as mesmas obrigatoriedades de uma  via pública, por exemplo.

Além de serem precisas e eficazes, as placas de sinalização para condomínios proporcionam  ordem, segurança, conforto e principalmente a organização do lugar em que são inseridas.

Seguindo este pensamento, contar com placas de sinalização para condomínios é uma excelente maneira de orientar as pessoas que por ali vão circular, além de sinalizar as regras e tudo que é permitido no local ou não.

Por que utilizar placas de sinalização para condomínios

Existem muitos motivos para utilizar placas de sinalização em seu condomínio. A primeira delas é a mais importante, a segurança.

Placas-de-sinalização-para-condomínios

Quando um condomínio decide colocar placas de sinalização de trânsito no seu entorno, a organização, as regras e os limites são mais respeitados e o senso comum das pessoas é mais efetivo.

Isso evita que ocorra muitos problemas decorrentes da falta de sinalização de trânsito, como falta de placas indicativas, falta de sinalização, evitando assim colocar a vida das pessoas que vivem e circulam por ali em perigo.

Vantagens da sinalização de placas em condomínio

Maior segurança 

As placas de sinalização para condomínios preservam a vida de todas as pessoas que por ali vivem, moram, estão em visitas ou trabalhando.

Isso é importante pois alguns condomínios são bem grandes e tem uma circulação de pessoas e veículos tão movimentada quanto o trânsito da rua de um bairro, por exemplo.

A segurança é o principal aspecto que a sinalização de trânsito deve proporcionar aos pedestres e motoristas. Assim, contar com as placas de sinalização para condomínios no trânsito garante muito mais segurança e menos acidentes no local.

Maior clareza das regras e proibições 

As placas de sinalização para condomínios ainda deixam claro as regras e obrigações existentes no local. Isso permite que os moradores tenham uma boa convivência e não se sintam desorganizados.

Sabendo o que pode e o que não pode, elas vão agir de prontidão para que os moradores não realizem atos que possam atrapalhar ou desrespeitar o espaço do outro.

A ordem e as regras são mais respeitadas gerando uma sensação maior de segurança.

Isso impedirá, por exemplo, que os limites de velocidade sejam desrespeitados e também ajudará os motoristas a encontrar as áreas comuns e blocos do condomínio.

Estabelecem as regras de trânsito interno

As placas de sinalização para condomínios também direcionam as pessoas que vão circular no trânsito que envolve a cobertura do condomínio todo.

Desse modo, motoristas, ciclistas e pedestres terão mais segurança no tráfego, diminuindo os riscos de acidentes. 

Regras como limites de velocidade, as placas indicativas de entrada e saída de veículos e as que sinalizam sobre a permissão ou proibição de estacionar em determinado trecho, também ficarão esclarecidas.

Placas-de-sinalização-para-condomínios

Uma placa de limite de velocidade ou mesmo outra placa indicando um contorno ou a presença de um obstáculo é eficiente para alertar os motoristas que não conhecem as ruas do entorno do condomínio, citando um exemplo.

A presença de uma placa proibido estacionar da mesma maneira evita que sejam gerados problemas em virtude do estacionamento irregular de veículos em áreas proibidas.

Isso acaba estabelecendo  as regras e as condutas obrigatórias pertinentes a cada pessoa que está inserida no meio.

Onde devem ser colocadas as placas nos condomínios?

As placas de sinalização para condomínios devem ser colocadas em locais que ofereçam risco e que precisam de informações eficientes para ajudar as pessoas que estão sobre esses locais.

Localização de lugares do condomínio 

Essas placas de trânsito servem para informar onde é que fica cada local existente no condomínio.

Ruas de saída, ruas de entrada, contornos, onde fica cada bloco e a localização de lugares como praças, jardins, quadras e outros atrativos que podem ser frequentados por visitantes.

A principal função desses tipos de placas de sinalização é a localização.

Andares de apartamento, garagens e vagas especiais

As placas de sinalização para condomínios devem sinalizar informações relevantes nesses locais.

Dessa forma, as placas nos apartamentos por exemplo vão sinalizar onde ficam cada número facilitando os visitantes a encontrar os blocos que moram os moradores.

Ou ainda vão auxiliar as pessoas especiais e visitantes a encontrarem locais corretos para o estacionamento de seus veículos.

Placas de sinalização de trânsito

Essas placas servem para sinalizar o trânsito e promover maior segurança entre os pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas.

Placas-de-sinalização-para-condomínios

Restauram a ordem necessária no trânsito interno do condomínio e evitam acidentes de qualquer magnitude.

As regras de trânsito nos condomínios são tão importantes quanto todas as outras regras de trânsito geral, portanto, é ideal que sejam colocadas todas as placas de sinalização para condomínios no trânsito interno.

Importância das placas de sinalização em condomínios

As placas de sinalização para condomínios são muito importantes para o trânsito e ordem no local.

A falta de placas de sinalização obrigatórias pode resultar em penalidades impostas ao gestor do condomínio. 

Pois sem a sua existência não existirá informações diretas como os perigos iminentes e a orientação correta para os pedestres e motoristas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, através da Lei 9509/1997, em todas as vias internas pertencentes a condomínios constituídos por unidades autônomas, a sinalização de regulamentação da via deve ser implantada e mantida por todo o território, após a aprovação dos projetos pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.

Na prática, isso significa que quando um condomínio não cumpre o que está determinado nesta lei que é a presença de placas de sinalização em condomínios, o mesmo sofre penalidades aplicadas a qualquer momento em virtude do descumprimento.

Se você precisa implementar placas de sinalização no seu condomínio, a Setas Sinalização pode te ajudar! FAÇA UM ORÇAMENTO agora mesmo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de redatores da Agência Web Marketing e todos os direitos estão reservados. Sendo proibida a cópia do conteúdo ou parte dele.

5/5 - (1 vote)
Eduardo Bello
Eduardo Bello
Analista de Conteúdo | Analista de SEO | Agencia Web Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.