Tipos de Faixas de Trânsito: Quais são e qual sua importância?

Tipos de Faixas de Trânsito: Quais são e qual sua importância?

tipos de faixas de trânsito

Os diversos tipos de faixas de trânsito fazem parte da sinalização horizontal que organiza e direciona o tráfego na estrada. Afinal, as faixas são importantes para aumentar a segurança, diminuir os acidentes e trazer orientação a todos.

A sinalização horizontal faz parte da sinalização viária que está dividida em diversas ramificações, como por exemplo a sinalização semafórica, de obras, dispositivos auxiliares e outros.

Agora, é importante ressaltar que os diversos tipos de faixas de trânsito podem ou não ter dispositivos auxiliares que aumentam sua visibilidade e a segurança. 

As faixas de trânsito apresentam cores diferenciadas e várias marcas. Então, vamos continuar a leitura desse artigo e entender sobre os tipos de faixas de trânsito, além de sua importância. Boa leitura!

O que são as faixas de trânsito

tipos de faixas de trânsito

Na sinalização horizontal, estão as faixas de trânsito, que podem ser qualquer área longitudinal, onde a pista de rolamento pode ser dividida e sinalizada pelas marcações viárias.

Também é necessário que haja largura suficiente na pista de rolamento para a circulação de veículos.

Logo, não se trata somente da pintura feita no solo, mas do conjunto como um todo, com a importância de gerar a segurança e orientação no trânsito.

Qual a importância da faixa de trânsito

Os diversos tipos de faixas de trânsito são importantes para a segurança e orientação. Além dessas principais funções, as faixas também servem para separar o fluxo de veículos. É através das faixas, que os motoristas sabem onde devem permanecer durante seu trajeto.

As faixas de trânsito também têm importância de trazer orientação sobre o momento certo de ultrapassar um veículo, além de diversas outras funções que variam de acordo com o tipo de faixa.

Características das faixas de trânsito

Existem diversos tipos de faixas de trânsito e cada uma delas tem suas próprias características, então vamos entender cada uma delas, começando pelas cores.

Cores

Nas faixas, cada cor tem sua função. Sendo que:

  • O branco orienta sobre a separação das vias na mesma direção.
  • O amarelo indica a separação das vias em direções opostas.

Marcas

As faixas são formadas pela pintura no solo. Durante o momento de pintura do solo, são feitas várias marcas que formam as faixas. Essas marcas podem ser:

  • marcas longitudinais brancas ou amarelas, contínuas ou simples, cuja a função é definir a circulação;
  • marcas transversais que auxiliam o deslocamento frontal (de maneira segura) dos veículos e pedestres na via;
  • marcas de canalização que são desenhos utilizados para direcionar o fluxo de uma via para outro sentido;
  • Marcas delimitadoras de estacionamento que servem como complemento para as proibições de estacionar e parar, até mesmo em pontos de ônibus.

Linhas de eixo

Outra característica das faixas de trânsito, são as linhas de eixo.

As linhas de eixo dividem o movimento dos veículos em direções opostas e também regulamentam os deslocamentos laterais e a ultrapassagem, com exceção para acessar um edifício ou lote às margens das vias públicas.

Quais são os tipos de faixas de trânsito

tipos de faixas de trânsito

Agora que você já sabe sobre as características dos diversos tipos de faixas de trânsito, é hora de aprender quais são esses tipos.

No site do DETRAN, em sinalização horizontal, é possível encontrar informações sobre os 5 tipos de faixas de trânsito. Abaixo, vamos falar mais sobre eles.

Faixa amarela contínua

A faixa na cor amarela e contínua indica que o condutor não pode realizar a ultrapassagem. Esse tipo de faixa é usada para regular fluxos em sentidos contrários.

Quando é traçada na transversal, ela indica o limite onde o veículo precisa parar de acordo com a sinalização.

Faixa contínua branca

A faixa na cor branca e contínua, é utilizada para regular o fluxo de veículos que segue no mesmo sentido. Esse tipo de faixa, também indica que é proibida a ultrapassagem.

A faixa contínua branca, também pode ser traçada na transversal na forma de “duas a duas” paralelamente, demarcando a travessia para pedestres.

Faixa amarela seccionada ou interrompida

A faixa amarela seccionada, tracejada ou interrompida indica que é permitido a ultrapassagem. A função dessa faixa é regular o fluxo da pista de rolamento nos sentidos opostos.

Faixas brancas seccionadas ou interrompidas

A faixa branca seccionada, tracejada ou interrompida indica que a ultrapassagem é permitida. A função dessa faixa, é conduzir o fluxo de veículos no mesmo sentido. 

Quando esse tipo de faixa é traçada, a pista de rolamento sofre a divisão de duas ou mais faixas para o tráfego. Assim, os condutores podem passar de uma faixa para a outra.

Faixa de pedestre

Esse tipo de faixa também é conhecida como faixa de segurança para pedestres.

A faixa de pedestre é traçada na cor branca na forma de “duas a duas” paralelamente. É comum utilizar as cores amarelo, azul ou vermelho para criar contraste na faixa de pedestre.

Conclusão

tipos de faixas de trânsito

Nesse artigo nós aprendemos que as faixas de trânsito são áreas longitudinais, onde a pista pode sofrer subdivisão. Também aprendemos que a importância das faixas está na orientação para os condutores e segurança para todos que circulam pelas vias.

Aprendemos que os diversos tipos de faixa de trânsito tem muitas características, como as cores amarela e branca, marcações, o uso de tachas ou tachões, além das linhas de eixo, bordo e LPP.

E se você precisar implantar um projeto de sinalização viária, conte conosco, pois nós podemos te ajudar desde o projeto até a instalação.

Nós da Setas sinalização viária, temos mais de 20 anos de experiência no mercado. E por sermos fabricantes, temos o melhor preço do mercado. Então converse com nossos especialistas e FAÇA UM ORÇAMENTO!

5/5 - (1 vote)
Eduardo Bello
Eduardo Bello
Analista de Conteúdo | Analista de SEO | Agência Web Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *