Quer saber o significado das cores das placas de trânsito e sua importância? Ótimo, preparamos um conteúdo COMPLETO para você!
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do Brasil é regulamentado. E para facilitar a circulação, foi criado diversas placas para informar e orientar os condutores e pedestres.
Essa primeira fonte de comunicação visual posicionada na vertical, ao lado ou suspensa na via é muito importante para conseguirmos transitar, identificando destinos, distâncias, pontos turísticos e até mesmo hospitais mais próximos. Transmitindo mensagens e simbolos e legalmente instituidas como placas de trânsito.
Mas e você, deseja saber o que significa as cores das placas de trânsito? Então continue a leitura e veja abaixo!
Veja esse vídeo muito bacana que o pessoal da Trucão preparou, explicando os significados das cores das placas de trânsito.
As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, que em média são:
Desse modo, cada categoria possui formas e cores diferentes.
Existem sete cores utilizadas nas placas de trânsito e cada uma possui seu significado.
As cores utilizadas nas placas de trânsito são vermelho, amarelo, verde, azul, marrom, laranja e cinza.
Cada categoria possui sua cor pois a sua memorização e diferenciação deve ser fácil ao condutor, que precisa processar muitas informações enquanto dirige, sendo uma informação facilmente lida pelo cérebro. Veja abaixo todas elas!
As placas de regulamentação são representadas pela cor vermelha, indicando restrições, proibições, obrigações e condições no uso da via.
Esse tipo de placa traz mensagens imperativas e caso o condutor a ignore, estará sujeito a penalidades por lei.
As placas de advertência, também chamadas de placas de alerta são sinalizações verticais, representadas na cor amarela.
Esse tipo de placa serve para advertir pedestres e condutores sobre condições perigosas na via.
Esse tipo de placa indica os pontos turísticos mais próximos, como museus e teatros. Sempre representadas na cor marrom.
Também conhecidas como placas de trânsito de obras, elas são representadas pela cor laranja e são temporárias, utilizadas para indicar algum evento incomum na pista, como por exemplo obras na pista.
As placas educativas possuem a função de levar mensagens para o condutor e são representadas pela cor cinza (ou branca).
As placas de identificação tem como função avisar os condutores e pedestres sobre destinos, percursos e distâncias. A cor para essa sinalização é verde.
Representada na cor azul, as placas de serviços auxiliares são responsáveis por avisar o condutor sobre os serviços mais próximos dele, como: restaurante, aeroportos, hospitais, entre outros.
Saber o que significa cada cor das placas de trânsito é fundamental para quando estivermos circulando nas vias. Tanto para sabermos se o nosso destino está certo e também para sabermos o que pode e o que não pode, trazendo mais segurança para a viagem.
Já pensou como seriam as vias públicas sem uma devida sinalização viária? É por isso que a Setas Sinalização está há mais de 20 anos fabricando todo o tipo de sinalização viária com a melhor mão de obra, materiais e com o melhor preço do mercado. FAÇA UM ORÇAMENTO!
8 Comments
[…] de Regulamentação, Sinalização de Indicação e Sinalização de Advertência. Todas elas são representadas por cores específicas, como veremos […]
[…] de cor vermelha, é utilizadas para regulamentar, ou seja, é obrigatório que se cumpra a sua indicação. No caso […]