Tipos de cone de sinalização: conheça!

empresa de sinalização de trânsito
Empresa de Sinalização de Trânsito: o que faz e qual sua importância?
8 de outubro de 2021
Exibir tudo

Tipos de cone de sinalização: conheça!

tipos de cone de sinalização
 

Você sabia que existem diversos tipos de cone de sinalização e que cada um deles serve para indicar um evento específico? São diferentes cores e tamanhos, tudo pensado com o intuito de sinalizar o que está acontecendo em determinado espaço.

No entanto, muitas pessoas acreditam que os cones existem para serem usados apenas no trânsito, o que é um grande erro. A seguir, explicamos um pouco sobre este método de sinalização tão importante e as diferenças entre cada um dos tipos. Assim, sempre que você ver um ficará mais fácil entender o que está acontecendo naquele ambiente. Continue lendo e descubra!

O que é cone para sinalização?

Como o próprio nome já dá a entender, o cone é uma das principais formas de sinalização até os dias atuais. 

Eles são distribuídos como forma de isolar um perímetro específico e evitar que mais pessoas, aquelas que não têm o conhecimento necessário sobre a causa, possam ultrapassar a barreira formada. Afinal, pode acabar acontecendo diversos tipos de acidente, caso não haja o preparo necessário, e os cones têm exatamente esse objetivo.

tipos de cone de sinalização

É exatamente por isso que os cones de sinalização existem em cores chamativas, como laranja e amarelo. Eles possuem esse objetivo de alerta, indicando que o local merece atenção redobrada. Além disso, a escolha das cores também está associada ao fator fotoluminescente para ser visto em qualquer hora do dia, mesmo quando for noite. Assim, será mais fácil reforçar a questão do distanciamento e proteção.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que os cones estão presentes  em situações diversas, dependendo do contexto do perímetro demarcado. Eles se diferenciam em fatores como a cor, como mencionamos anteriormente, mas o material de composição também faz uma grande diferença em cada caso.

A seguir, confira como essa característica muda de acordo com cada situação em que o cone é empregado.

Tipos de materiais dos cones de sinalização

Como já havíamos mencionado, uma forma de diferenciar os cones de sinalização é por meio do seu material de composição. Nós detalhamos cada um dos tipos a seguir, incluindo também a aplicação de cada um deles para ficar mais fácil entender onde cada tipo pode ser visto.

Continue lendo e entenda melhor!

Cone flexível

Como o próprio nome já dá a entender, este tipo de cone é mais flexível e, consequentemente, resistente. Por isso é comum ser visto em situações de demarcação rápida, como blitz, por exemplo. Até caso algum veículo passe sobre ele, como é possível acontecer no trânsito, é mais fácil de resistir e ser utilizado posteriormente quando todo o processo for finalizado.

tipos de cone de sinalização

O cone flexível pode ser visto frequentemente em demarcações no trânsito ou até mesmo em simulações, como é o caso das autoescolas. Lá, como os estudantes ainda estão em processo de aprendizado, é comum que os cones acabem sendo atropelados ou até mesmo jogados a distância, por isso é essencial prezar pela resistência.

Cone rígido

O cone rígido também é fabricado em material leve e possuir alta resistência, como o modelo anterior. No entanto, ele possui aplicação em locais fixos, como shoppings e estacionamentos. São ambientes mais seguros onde eles não sofrerão com atropelamentos, por exemplo, como é o caso do modelo flexível.

Além disso, costumam ter medidas de 50 e 75 centímetros para promover uma boa visualização onde quer que estejam. Dessa forma, fica mais fácil para que qualquer indivíduo consiga localizar a sinalização de longe e possa evitar possíveis problemas maiores.

Qual o significado das cores dos cones de sinalização?

Um detalhe importante quando falamos sobre os tipos de cone de sinalização é a cor deles. Muitos acabam focando apenas na questão do tamanho e material de composição, mas as cores também ajudam a diferenciar o objetivo da sinalização.

Como mencionamos anteriormente, o sistema de cor existe para fazer com que os diferentes tipos de cone cumpram sua função a qualquer momento do dia. Assim, as cores chamativas e o efeito fotoluminescente mantêm a ideia de alerta tanto quando está claro quanto quando anoitece. É uma forma de fazer com que o público externo consiga se manter afastado das situações perigosas que podem existir por trás daquela barreira de cones.

Existem dois padrões principais: o laranja com branco, mais conhecido pelo público, e o preto com amarelo. A seguir, explicamos um pouco sobre cada uma delas e o significado que existe por trás das cores que costumamos ver ao ar livre. Descubra!

Cone laranja + branco 

Retratam um perímetro que está em movimento, como o trecho de uma rua, por exemplo. Está relacionado às ações temporárias, como manutenção, por exemplo. Costuma ter relação com o cone flexível.

tipos de cone de sinalização

Cone preto + amarelo

Normalmente são cones rígidos e possuem relação direta para sinalizações fixas, ao contrário do caso anterior. Existem para demarcar um perímetro mais estável e que não deve mudar nos próximos momentos.

É preciso estar atento a cada tipo de cone empregado. Afinal, muitas pessoas se guiam por esse significado e a confusão das cores pode afetar de forma negativa o público externo.

Tipos de aplicações dos cones de sinalização

Como ficou fácil perceber, diversos tipos de cone de sinalização podem estar em diversos lugares conforme seu material de composição e sistema de cores. Eles podem estar tanto em locais fixos, onde o ambiente ao redor não muda em pouco tempo, quanto em situações mais variáveis, como blitz ou manutenção. Assim, para cada tipo de situação existe um cone específico que está disponível para ajudar a delimitar o espaço.

tipos de cone de sinalização

É importante ressaltar que a sinalização tem muito a ver com a precaução. Ou seja, os cones passam a ideia de aviso: aquele determinado perímetro não deve ser invadido, pois pode resultar em consequências negativas ao indivíduo.

Para garantir qualidade na fabricação do seu conjunto de cones, conte com a Setas Sinalização! Estamos sempre dispostos a atender quem preza pela segurança do coletivo. Entre em contato por WhatsApp ou e-mail e nós estaremos completamente dispostos a te ajudar! Vamos juntos por uma sociedade mais atenta, disposta e segura em todos os lugares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *