Demarcação Viária: O que é, função e tipos

Cumprir com a demarcação viária é uma das formas de tornar a via mais segura e organizada, pois é ela que traz aos motoristas, orientações de como prosseguir e circular pelo local.

A demarcação viária precisa ter uma boa visibilidade mesmo durante a noite, por meio da retrorrefletividade. E durante o dia através do contraste.

A perda de qualidade dos materiais usados para fazer a demarcação viária, interfere na segurança para os motoristas, pois prejudica a capacidade de perceber as informações da via e dessa forma ocasionando acidentes.

Por isso, é importante dar atenção a escolha da empresa que irá realizar a demarcação viária e também qual sua função e tipos. Portanto, vamos continuar a leitura desse artigo e conhecer mais sobre a demarcação viária. Boa leitura!

O que é a demarcação viária

demarcação viária

A demarcação viária é a pintura feita nas vias para orientar o condutor e os pedestres.

Essas pinturas são realizadas através de equipamentos e de uma equipe treinada para esse trabalho.

Qual a função da demarcação viária

A demarcação viária tem a função de sinalizar as ruas, pistas e demais estradas asfaltadas.

E através dessa sinalização, a demarcação traz a organização, junto com a segurança dessas vias.

A principal característica da demarcação viária é orientar a movimentação dos condutores e das pessoas que circulam por:

  • calçadas;
  • ruas;
  • pátios;
  • garagens;
  • estacionamentos.
  • galpões;
  • rodovias;
  • estradas.

E para que essa demarcação seja feita com qualidade, é preciso utilizar a demarcação correta.

Tipos e cores da demarcação viária

demarcação viária

Existem vários tipos de demarcações viárias e cada uma delas acompanha uma cor específica para trazer organização e orientação para os motoristas e pedestres.

Essas cores específicas podem ser amarela, branca, azul, preta e vermelha.

Amarela

A cor amarela indica atenção e é utilizada para as vias de mão dupla e para marcar obstáculos. Ela também é usada nos casos de proibição para estacionar ou parar.

Branco

O branco é muito utilizado nas vias, indicando a sinalização de fluxos do mesmo sentido ou sentido único. Ele também serve para as faixas de pedestres, estacionamento, pinturas de símbolos e legendas.

Quando é necessário delimitar espaços especiais e trechos da via, o branco também é utilizado.

Azul

O azul serve para indicar áreas especiais e a pintura de símbolos específicos como os de cadeirante, por exemplo. Ele também é utilizado para indicar áreas de embarque e desembarque.

Preto

A cor preta é usada para dar contraste entre o pavimento e a pintura.

Vermelho

O vermelho é utilizado para destacar locais de emergência como os hospitais. Mas também é usado nas ciclovias para regularizar o espaço utilizado pelos ciclistas.

As empresas que realizam a demarcação viária utilizam as cores que citamos, para trazer aos motoristas e pedestres uma via mais segura e organizada. Por isso, é importante escolher uma empresa que conheça bem sobre esse assunto.

Como fazer a demarcação viária corretamente?

demarcação viária

É necessário contratar uma empresa que realiza a demarcação viária, pois ela terá conhecimento a respeito de toda a regulamentação de pintura em asfalto.

Ela também terá a disposição equipamentos eficientes e tintas de qualidade que seguem as normas da ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas) para que haja durabilidade nas demarcações, mesmo com as ações do tempo e com os atritos externos.

Além da durabilidade dos materiais, uma empresa de qualidade, oferece vantagens a seus clientes como por exemplo:

  • resistência duradoura ao atrito;
  • resistência duradoura as ações do tempo;
  • excelente custo benefício.

Agora, para fazer a demarcação viária, a empresa pode utilizar métodos diferentes de aplicação, como a frio, hot Spray e extrudado, por exemplo.

Demarcação a frio com base de água 

Esse tipo de demarcação é feita de forma manual e mecânica utilizando tinta à base de resina acrílica e água, junto com a aplicação de microesferas de vidro refletivas para gerar o efeito de retrorrefletividade.

Demarcação extrudada e hot spray a quente

Esses tipos de demarcações, utilizam materiais termoplásticos extrudados a quente, junto com a aplicação de microesferas de vidro refletivas para refletir a luminosidade dos faróis de um carro de volta ao seu condutor, gerando assim, uma via mais segura.

Conheça a Setas, empresa que aplica demarcação viária

A Setas Sinalização, é uma empresa que atua no mercado investindo em alta tecnologia e inovação para aplicar as melhores soluções em demarcações viárias

A empresa conta com as tintas da mais alta qualidade, equipamentos modernos e especializados, juntamente com uma equipa de profissionais altamente treinados e qualificados.

Temos os melhores valores do mercado, além de 20 anos de experiência trabalhando com sinalização horizontal, vertical e semafórica.

Por isso, conte com a gente para implantar um projeto de demarcação viária na sua cidade, condomínio ou rodovia. Entre em contato conosco e FAÇA UM ORÇAMENTO, pois nós podemos tirar as suas dúvidas e te ajudar.

5/5 - (4 votes)
Eduardo Bello
Eduardo Bello
Analista de Conteúdo | Analista de SEO | Agência Web Marketing

3 Comments

  1. […] é adicionado microesferas de vidro a tinta de demarcação viária para fazer a pintura da sinalização […]

  2. Sidnei Luiz disse:

    bom dia!!!
    preciso de orçamento para a região de Carmo da Mata-MG, vocês atendem nessa região?
    obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *