Sinalização Horizontal: o que é, cores e tipos

sinalização horizontal

Dentro dos diversos assuntos que englobam a sinalização viária, encontra-se a sinalização horizontal ━ composta por cores, símbolos e legendas específicas.

O objetivo da sinalização horizontal é organizar, seja regulamentar o fluxo de motoristas, seja organizar o fluxo de pedestres. E junto com todas as outras sinalizações de trânsito, os sinais horizontais são fundamentais e complementares para todos.

E diferentemente da sinalização vertical, a horizontal possui padrões essenciais e diversos tipos posicionados no pavimento das vias, nosso principal assunto de hoje.

Neste conteúdo falaremos sobre:

  • o que é sinalização horizontal?
  • quais são as características da sinalização horizontal?

Confira abaixo!

O que é sinalização horizontal?

sinalização horizontal

A sinalização horizontal é composta por faixas e marcas no formato de símbolos, linhas, legendas e marcações. No geral, ela engloba tudo que é feito diretamente no pavimento da via (isto é, no asfalto).

Os sinais horizontais possuem dois principais objetivos de trânsito. Sendo eles:

  1. Organizar o fluxo dos veículos e pedestres, traçando uma linha que determina o espaço de cada usuário na via;
  2. Orientar motoristas e pedestres sobre a situação do trânsito local — por exemplo, como obras na via.

Quais são as características da sinalização horizontal?

A sinalização horizontal segue padrões, cores e até mesmo classificações bem específicas. Veja abaixo!

Padrões

sinalização horizontal

A linha continuada não possui corte nem interrupções, pode percorrer todo o trecho da via e estar posicionada em vários sentidos — longitudinal (para frente) ou transversal (por exemplo, de uma calçada para outra).

A linha tracejada simplesmente possui um espaçamento padrão entre cada traço.

E por fim, os símbolos e legendas são palavras ou desenhos que complementam a sinalização horizontal. Como vimos na imagem acima.

Cores

A sinalização horizontal trabalha com 6 cores, sendo elas: amarelo, vermelho, branco, azul, preto e verde.

  • Amarelo: utilizada para sinalizar fluxos de sentidos opostos, espaços proibidos para estacionamento e marcação de obstáculos;
  • Vermelho: utilizada em ciclovias e símbolos de hospitais, farmácias, entre outros;
  • Branco: sinaliza fluxos do mesmo sentido, espaços especiais de trechos de vias e estacionamentos, na marcação de faixas de pedestres, na pintura de símbolos e legendas;
  • Azul: utilizada apenas na pintura de símbolos em áreas especiais de estacionamento ou de embarque e desembarque de pessoas com deficiência física;
  • Preta: utilizado para dar contraste entre o pavimento e a pintura;
  • Verde: utilizada em áreas especiais e corredores de ônibus.

Classificação

A sinalização horizontal é classificada em marcas longitudinais, transversais, canalização, delimitadoras de estacionamento e parada ou entrada de pavimento. Veja abaixo as características de cada uma delas.

sinalização horizontal

Cores das marcas longitudinais

As cores das marcas longitudinais possuem significados diferentes e podem ser feitos tanto em vias urbanas, como rurais. Veja abaixo:

Branco

A cor branca é utilizada em vias de sentido único para dividir as faixas de circulação, que por exemplo, auxiliam os motoristas nas regras de ultrapassagem ou velocidade permitida.

Amarelo

A cor amarela possui o mesmo objetivo das faixas brancas, porém são utilizadas em vias de sentidos opostos.

Tipos de linhas das marcas longitudinais

Existem diversos tipos de linhas que sinalizam ao motoristas quando a ultrapassagem é ou não permitida.

Linha de divisão simples contínua

Não permite a ultrapassagem em ponto algum.

Linha de divisão simples tracejada

Permite a ultrapassagem apenas enquanto a linha estiver presente.

Linha de divisão dupla contínua

Não permite a ultrapassagem em ponto algum.

Linha de divisão dupla contínua e tracejada

Permite a ultrapassagem apenas para veículos que estão à direita da linha.

Linha de divisão dupla tracejada

Permite a ultrapassagem somente enquanto a linha estiver presente para ambos os lados.

Marcas transversais

As marcas transversais auxiliam o deslocamento frontal (de maneira segura) dos veículos e pedestres na via.

Existem 6 tipos de linhas transversais, falaremos sobre elas abaixo. Confira:

  1. Retenção ━ que obrigam os veículos a parar, na cor branca;
  2. Redução de velocidade;
  3. Linhas para dar preferência;
  4. Faixas de travessia de pedestres;
  5. Faixas de travessia de ciclistas;
  6. Marcação de área de conflito ━ áreas proibidas de estacionar e parar.

Marcas de canalização

As marcas de canalização são desenhos utilizados para direcionar o fluxo de uma via para outro sentido e também para direcionar os motoristas à áreas permitidas nas vias.

Além disso, as marcas de canalização são utilizadas para distanciar vias de sentidos opostos e para ilhas de refúgio para pedestres.

Marcas delimitadoras de estacionamento

As marcas delimitadoras de estacionamento servem como complemento para as proibições de estacionar e parar, até mesmo em pontos de ônibus.

Essas marcas podem limitar um espaço, proibir um trecho específico ou indicar onde ônibus podem parar, para embarque e desembarque de passageiros.

Símbolos e legendas

Símbolos e legendas são utilizados para reforçar todas as sinalizações que já estão nas vias ━ como complementação.

Quer saber mais sobre sinalização horizontal?

sinalização horizontal

A sinalização horizontal é indispensável! Pois o Código Brasileiro de Trânsito é rígido e se estende até mesmo em locais de trânsito privado.

Por esses motivos que é tão importante investir em sinalização viária, impedindo ao máximo as divergências no trânsito e o mais importante: contribuir para que o número de acidentes seja reduzido cada vez mais e tenhamos um trânsito mais seguro.

E se você está precisando de uma empresa especializada em sinalização horizontal, saiba que nós estamos há mais de 20 anos fabricando todo tipo de sinalização horizontal, vertical e semafórica.

Gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre sinalização horizontal? FAÇA UM ORÇAMENTO! 😉

5/5 - (4 votos)

15 Comments

  1. […] principais são aqueles que você provavelmente vê o dia todo: a sinalização horizontal e vertical, a semafórica, sonora e […]

  2. Joselino da Silva Sousa disse:

    Bom dia!!

    Sou Joselino da Silva Sousa, morador de Altamira, Estado do Pará e proprietário do veículos Placa QEY6300. Minha travessa è muito estreita e sentido único. muitos condutores estacionam seus veículos do lado direito mesmo sentido da via, sento uma parte do veículo sobre a calçada e a outra sobre a via. minha garagem fica do lado oposto ou seja lado esquerda da via. acontece que mesmo alguns condutores tenham estacionado veículos do forma que relatei acima, que de acordo com a legislação de trânsito, não é permitido estacionar sobre calçada e impede a manobra de meu veículo para entrar e sair de minha garagem. Portanto, para uma solução, entrei em contato com o Departamento Municipal de Trânsito, onde sugerir a sinalização horizontal frente minha garagem na largura da via. Os técnicos vieram até o local e me informaram que a Lei só permite atender minha solicitação até a metade da largura da via mesmo a largura seja inferior, ou seja muito estreita. Vale ressaltar que a frente de minha garagem já tem sinalização vertical. Pergunto: Pra evitar transtornos, existe a possibilidade do Departamento de Trânsito Municipal atender minha solicitação?
    Desde já agradeço.

  3. Adriana Prieto disse:

    Olá,
    Gostaria de saber se SETA é um tipo de canalização.
    Aqui na minha cidade tem um viaduto, tem uma rua de mão única que leva até ele. Eu estava na faixa da esquerda, porém quando chega perto do viaduto ela afunila mas bem pouco, dá pra seguir tranquilo o trânsito pra quem entra no viaduto. Eu segui e entrei no viaduto, sem invadir a outra faixa… Isso pode levar à multa?

  4. […] nos deparamos com pinturas no solo em lombadas juntamente com o sinal A-18. Esse tipo de sinalização horizontal, reforça a atenção do condutor para a mudança na pista à frente e diminui o risco de […]