No princípio, as placas foram criadas para orientar as pessoas a chegarem em seus destinos e o uso delas foi tão satisfatório, que sua aplicação se prolongou até os dias atuais. E foi assim, que a placa de quebra molas, A- 18, A-17 e tantos outros modelos foram produzidas para advertir e guiar.
E esses modelos de placas, além de advertir e orientar os motoristas, ainda previnem acidentes e servem como guias para que as pessoas não sejam pegas desprevenidas enquanto dirigem ou circulam pelas ruas.
Por outro lado, existem muitos modelos de placas de trânsito, por isso hoje vamos focar na placa de quebra molas e descobriremos tudo sobre ela. Então, acompanhe a leitura!
Antes de mais nada, a resolução 600 de maio de 2016 do CONTRAN (conselho nacional de trânsito) estabelece critérios para a instalação de ondulações transversais, as lombadas físicas.
Do mesmo modo, a resolução descreve no artigo 6º a obrigatoriedade do uso da placa de quebra molas para as ondulações transversais, sendo que existindo lombada é obrigatório a instalação das placas.
A instalação da placa deve seguir os critérios do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito volume II. A página 90 do manual descreve sobre a placa de quebra molas e também dá informações de como ela deve ser colada e como deve ser utilizada.
De acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito volume II, a placa de quebra molas significa saliência ou lombada e também é um sinal de advertência, bem como é um tipo de sinalização vertical.
De acordo com a legislação do CONTRAN, essa placa deve ser utilizada quando existir ondulação transversal.
Da mesma forma, ela é usada nos casos de saliência sobre a pista, onde pode haver risco para a segurança dos motoristas e usuários da via.
A placa de quebra molas precisa ser colocada junto a lombada e deve estar complementada com seta de posição.
Sob o mesmo ponto de vista do manual brasileiro de sinalização de trânsito, o sinal A-18 tem que ser posicionado ao lado direito da via e em caso ondulações transversais (lombadas) deve-se respeitar a legislação do CONTRAN.
Quando a pista for de sentido único, ou seja mão única como conhecemos popularmente e a rua não demonstrar boa visibilidade para a placa que está à direita, também é possível repetir a placa à esquerda.
A placa precisa ser colocada em posição perpendicular à pista sendo que o condutor deve vê-la antes de que algum perigo possa acontecer com ele.
Dessa forma, para garantir a boa visibilidade da placa, ela é colocada em um ângulo de 93º a 95º em relação ao sentido da via.
A placa de quebra molas também pode ser fixadas de forma suspensa nas seguintes situações:
As placas suspensas devem ter a altura livre mínima de 4,6 metros.
Para as vias urbanas, esta altura livre deve ter entre 2m a 2,5m de distância entre a borda da via de 0.40 em curvas e 0.30 em retas.
Nas vias rurais a placa deve ser colocada a uma altura livre de 1,2 m na posição padrão e se a placa for suspensa, deve ter altura livre de 5,5m com distância de 1.2m do bordo da pista e se houver dispositivo de proteção contínua a longitude mínima aceitável é de 0,8m.
O sinal quebra molas é uma placa de advertência para alertar o motorista sobre a existência de ondulações na pista como já dissemos anteriormente.
Sob o mesmo ponto de vista, a placa têm características como cores e formas que são:
São diversos materiais encontrados no mercado para a confecção da placa A-18, porém o aço 18 é o mais comum utilizado em cidades, bem como o aço 16 que é o ideal para quem precisa de uma chapa mais grossa em casos de variações climáticas.
O alumínio é recomendado para lugares com maresia além de ser mais leve do que os outros materiais.
As placas também devem ser confeccionadas com material refletivo. Frequentemente, os sinais de advertência recebem em sua composição, micro prismas de vidro e isso faz com que a luz do farol reflita para o motorista.
Por outro lado, existem vários tipos de películas para as placas refletivas de sinalização, como as de grau técnico tipo 1A, super grau engenharia tipo 1B e vários outros. Assim como existem várias dimensões como 60 x 80 ou 80 x 100.
A primeira vista, logo imaginamos as estradas e avenidas espalhadas ao redor do mundo e isso está correto pois todas as ruas onde possuem ondulações transversais precisam usar a placa de quebra molas.
Por outro lado, existem os locais privados ou com circulação pública controlada e esses também precisam usar a placa de quebra molas onde haja as ondulações transversais. E esses locais são:
Frequentemente nos deparamos com pinturas no solo em lombadas juntamente com o sinal A-18. Esse tipo de sinalização horizontal, reforça a atenção do condutor para a mudança na pista à frente e diminui o risco de acidentes, principalmente no período noturno.
Porém, para que o condutor possa enxergar a pista mesmo no período noturno, não adianta somente a pintura no solo mas é necessário uma tinta que reflita a luz dos faróis para que o condutor possa ver a lombada mesmo durante a noite.
Dito isso, as pinturas com retro refletividade são excelentes para esse propósito e as tintas acrílicas e termoplásticas possuem esse fator.
Também é importante ressaltar que as microesferas de vidro são quem confere a retro refletividade às pinturas de demarcações.
Por fim, somente refletir a luz durante a noite não é suficiente para a sinalização horizontal, sendo necessário que ela também seja resistente às ações do tempo, a gasolina, óleo diesel, intemperismo e vários outros fatores.
Também é necessário que a sinalização atenda as normas do DNIT (departamento nacional de infraestrutura de transportes).
A placa de quebra molas além de ser um tipo de sinalização vertical também é um sinal de advertência.
Ela é importante para avisar sobre as ondulações transversais da pista e para advertir o motorista para que ele não sofra acidentes. Além disso, ela pode ser acompanhada de pintura no solo para aumentar sua eficácia.
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