Placas Refletivas de Sinalização: porque é tão importante?

placas de sinalização de obras
Placas de Sinalização de Obras: saiba tudo sobre
30 de abril de 2021
empresa de sinalização viária
Empresa de Sinalização Viária na Zona Sul
11 de maio de 2021
Exibir tudo

Placas Refletivas de Sinalização: porque é tão importante?

placas refletivas de sinalização
 

As placas refletivas de sinalização são responsáveis por informar o condutor sobre velocidade permitida, curvas acentuadas, locais de refúgio e diversas outras informações sobre o caminho, no quesito de proibições, restrições e obrigações. No texto de hoje, falaremos sobre a importância das placas refletivas e muito mais. Continue a leitura!

Você imagina que 59,2% das rodovias brasileiras apresentam problemas de sinalização? Em 2017, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), quase 90 mil acidentes de trânsito por falta de sinalização ou sinalização incorreta foram registrados.

Sabe aquela famosa placa ''curva acentuada à direita/esquerda''? Acredite ou não mas 49,6% de curvas acentuadas não são sinalizadas. O que segundo o diretor da ABSEV (Associação Brasileira de Segurança Viária), a falta desse tipo de sinalização faz com que a ocorrência de um acidente seja quase certa.

No post de hoje falaremos sobre:

Vamos lá?

O que são placas refletivas de sinalização?

placas refletivas de sinalização

Placas refletivas de sinalização são dispositivos com material refletivo que reflete os raios de luz dos faróis do veículo em forma de brilho para o motorista.

Seu objetivo é garantir que o condutor, mesmo durante a noite, esteja em segurança, podendo ver todas as sinalizações em seu caminho, como muros, equipamentos, etc. Sendo informado sobre o que é ou não permitido fazer, qual o limite de velocidade permitido, etc.

Existem diversas placas refletivas de sinalização para áreas externas e internas, servindo para vias públicas, construções, condomínios, estacionamentos, empresas, e entre outros. Além disso, elas podem ser fixadas em paredes, postes, braçadeiras e até mesmo cavaletes de madeira. O importante é que o motorista, independente do veículo em que está, tenha total visualização da mensagem.

Por fim, as placas podem ser confeccionadas em diversos tamanhos e modelos, podendo ser de alumínio, aço, plástico e vinil adesivo.

Já as películas refletivas (que é o que de fato torna a placa refletiva) podem ser de diversos tipos, os principais entre eles são: Grau Engenharia, Grau Engenharia Prismático ou Grau Diamante — conheça mais sobre os tipos de películas refletivas abaixo!

Quais são os tipos de películas refletivas?

Como falamos acima, as placas refletivas podem ser confeccionadas através de aplicação de películas refletivas Grau Engenharia, Grau Engenharia Prismático ou Grau Diamante — as mais conhecidas.

Porém, estudando mais a fundo e de acordo com o engenheiro Felipe Bosco Castilho, em sua dissertação de Mestrado de Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo (USP), vemos que existem 9 tipos de películas refletivas, sendo elas:

  • Grau Técnico ou Grau Engenharia (Tipo IA);
  • Super Grau Engenharia (Tipo IB);
  • Alta Intensidade Encapsulado (Tipo II);
  • Alta Intensidade Prismática (Tipo III);
  • Obras Elastomérica (Tipo VI);
  • Grau Diamante ou Prismática (Tipo VII);
  • Conspicuity Metalizado (Tipo VIII);
  • Grau Diamante Vip (Tipo IX);
  • Grau Diamante Cúbico ou Omni View (Tipo X).

Sendo assim, cada tipo de película possui tecnologias com diferentes tempos de durabilidade e níveis de retrorefletividade, de acordo com a NBR 14644. Lembrando que quanto maior for o nível de reflexo, mais brilhante será a placa para o motorista ler, tendo maior eficácia.

E também, as películas podem ser encontradas nas cores laranja, vermelho, verde, azul, amarelo, cinza e preto (somente para legendas).

Por que as placas refletivas de sinalização são tão importantes?

placas refletivas de sinalização

Placa de trânsito que informa o condutor sobre risco de neve e gelo no trajeto.

Sabemos que a falta de sinalização de trânsito é uma das maiores causas de acidentes. Ainda mais se tratando de visibilidade noturna, onde os riscos de acidentes aumentam e as placas refletivas se tornam extremamente necessárias para o condutor.

As placas refletivas são necessárias para melhorar a segurança de todos que transitam durante a noite. Pois o ''brilho'' das placas faz com que os condutores entendam a mensagem da sinalização com mais rapidez.

Graças aos avanços na tecnologia de segurança de trânsito, hoje nós temos placas refletivas de excelente tecnologia, ajudando o motorista de dia e de noite, independente das condições climáticas.

E por mais que seja obrigatório que todas as placas de sinalização possuam película refletiva, infelizmente na prática é diferente, pois ainda existem placas de trânsito que são ilegíveis durante a noite. Por isso é tão importante a atualização da sinalização de trânsito.

De maneira geral, placas sem películas refletivas não são recomendadas e nem permitidas por lei. Pois sua eficácia na garantia da segurança é mínima.

A sinalização feita da maneira correta é essencial à vida!

placas refletivas de sinalização

Na leitura de hoje vimos que a sinalização viária é fundamental para passar informações importantes e trazer segurança aos motoristas e pedestres. Em situações reais como dirigir numa rodovia federal onde a velocidade máxima é de 110 km/h, sabemos do quão curto é o tempo para conseguir ler uma placa de trânsito.

À noite, o uso de placas refletivas de sinalização ajuda a tornar os sinais de trânsito mais fáceis de ler. E lembrando que quanto mais ''brilho'' tiver, melhor; contribuindo na redução de acidentes e sendo de baixo custo.

Por conclusão, a sinalização feita da maneira correta é essencial à vida! Mas e você, gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre placas refletivas de sinalização? Fale conosco 😉

Marcos Moreira
Marcos Moreira
Analista de Marketing Digital | Agência Web Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *