Placas de Rua ou Placas de Logradouro: o que é?

empresa de sinalização viária
Empresa de Sinalização Viária em São Paulo
12 de abril de 2021
empresa de sinalização viária
Empresa de Sinalização Viária no Centro
20 de abril de 2021
Exibir tudo

Placas de Rua ou Placas de Logradouro: o que é?

placas de rua
 

Muito conhecidas como placas de rua, placa azul ou placas de logradouro, elas são responsáveis por identificar ruas, praças e avenidas da cidade, é um serviço de extrema importância disponibilizado pela Prefeitura de cada município.

Apesar de hoje estarmos acostumados com esse sistema de placas afixada praticamente em cada esquina, vale lembrar que em São Paulo já existiram outros tipos de placas e também outros métodos de emplacamento. Veja neste link a História das placas de rua.

Compete à Secretaria Municipal de Habitação – Sehab, através do Departamento de Cadastro Setorial – CASE, o emplacamento dos logradouros públicos de forma regrada e organizada. Mas afinal, o que é uma placa de rua?

O que são placas de rua?

placas de rua

As placas de rua, também conhecidas como placas de logradouro, são placas feitas de chapa de aço, com pintura eletrostática (em São Paulo na cor azul) e sinais gráficos feitos com películas adesivas ou impressão em silk-screen.

As placas de rua ou placas de logradouro servem para identificar os nomes de cada rua, avenida, praças, vielas entre outros. Normalmente são fixadas através de braçadeiras em postes de aço tubular, instalados nas vias públicas da cidade.

Além da identificação do nome do logradouro, as placas de rua também sinalizam o número inicial e final da quadra, o CEP e o bairro correspondente. Na cidade de São Paulo existem 3 tipos de placas de rua/logradouro;

Tipos de Placas de Rua

A cidade de São Paulo tem cerca de 50 mil ruas e aproximadamente 300 mil placas de ruas. Entre elas estão os três tipos principais, são elas;

  1. as placas de parede;
  2. as placas em postes de iluminação pública;
  3. e as placas de laminado em postes metálicos.

O CASE faz a administração das placas de parede e de postes de iluminação. Já as placas de laminado em postes metálicos são consideradas mobiliário urbano, por isso são administradas pela Empresa Municipal de Urbanização, EMURB. 

Quem dá os nomes às ruas e logradouros públicos?

Qualquer pessoa pode propor um nome, mas a denominação será feita pela Câmara Municipal ou pelo Executivo.

Há uma diferença entre os termos “denominação” e “designação” de um logradouro. A denominação é feita por lei ou decreto e só ocorre quando ele está regular perante o poder público. Já a designação ou “reserva de nome” é feita por uma portaria da Secretaria Municipal de Habitação ao logradouro não oficial.

Se você quiser indicar um nome de logradouro, deve ir à sua subprefeitura ou à SEHAB e apresentar um requerimento, que pode ser obtido pelo site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/habitacao/.

Deve apresentar, também: cópia do IPTU, atestado de óbito do homenageado ou matéria de jornal que ateste que ele morreu, uma pequena biografia e croqui de localização da rua. A solicitação é gratuita.

O nome do logradouro também pode ser retirado de um banco de dados da Prefeitura. Em ambos os casos, ele deve ser aprovado pelo DPH – Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura.

Portanto, o nome não pode ser de alguém vivo e não pode haver no município outro logradouro com o mesmo nome. Nomes em língua estrangeira só serão admitidos se o homenageado for estrangeiro.

Como fazer uma placa de rua?

placas de rua

As placas de rua e logradouros públicos deverão ser fornecidas e instaladas de acordo com autorizações emitidas pela Prefeitura Municipal, através do departamento de Serviços e Obras. 

Em São Paulo, o CASE - Departamento de Cadastro Setorial da Secretaria Municipal de Habitação, é o responsável por implantar, operacionalizar e promover a permanente atualização dos cadastros de terrenos, edificações, dados técnicos das ruas e banco de nomes, numeração e uma série variada de serviços urbanos.

Como solicitar uma nova placa de rua?

Caso a placa esteja deteriorada, pichada ou ilegível o munícipe poderá solicitar a substituição desta no Departamento de Cadastro Setorial, mais especificamente CASE 4.

O interessado deverá comparecer pessoalmente à Rua São Bento 405, 23º andar, sala 231-A, de 3° a 6° feira, das 13:30 às 16:30 horas ou nas subprefeituras locais. Ao entrar em contato com os técnicos, o pedido será avaliado para futura execução.

Placas de rua personalizadas

As placas de rua personalizadas além de agregar valor ao seu projeto, podem ser criativas e divertidas. São usadas normalmente em condomínios, shoppings centers, hospitais entre outros espaços privados.

Fabricamos placas de rua personalizadas de acordo com seu projeto ou desenho, sem limite de quantidade. Podemos fabricar as placas em chapas galvanizadas, fibra, ACM ou alumínio.

As placas podem ser fixadas direto na parede ou ir acompanhadas de postes de tubo galvanizados. A altura do poste varia de acordo com o local de instalação, dependendo da distancia da leitura.

As Placas normalmente tem a medida de 20x50 cm, mas podemos personalizar de acordo com a sua necessidade. 

Conheça a Setas Sinalização Viária

É muito importante que você saiba onde adquirir os produtos de sinalização do seu estabelecimento. E é pensando nisso que há 20 anos estamos atendendo diversas empresas, fabricando todo o tipo de sinalização horizontal, vertical e semafórica. E o melhor: com um ótimo preço. Entre em contato conosco 😉

Marcos Moreira
Marcos Moreira
Analista de Marketing Digital | Agência Web Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *