Sinalização Semafórica: conheça tudo sobre

defensa metálica
Defensa metálica: o que é e para que serve?
17 de março de 2021
empresa de sinalização viária
Empresa de Sinalização Viária na Zona Leste
29 de março de 2021
Exibir tudo

Sinalização Semafórica: conheça tudo sobre

sinalização semafórica
 

A sinalização semafórica é um subsistema da sinalização viária composto por indicações luminosas acionadas alternadamente ou intermitente através de sistema elétrico eletrônico, cuja função é controlar deslocamentos.

O principal componente da sinalização semafórica é sem dúvidas, o Semáforo. Ele é um instrumento que dispõe de sinais luminosos ou grupos focais,  instalado em alguns pontos de ruas e avenidas para controlar o tráfego de veículos e pedestres.

Os semáforos são muito utilizados em cruzamentos onde é necessário alternar a permissão de passagem entre veículos. Mas também podem ser instalados apenas para interromper temporariamente a passagem dos veículos dando permissão para a travessia de pedestres.

Para comunicar tudo isso, o semáforo utiliza sinais luminosos compostos por três cores:

  • Verde: quando a luz verde está ligada, é sinal que o veículo pode avançar.
  • Amarela: é a luz que indica o término da permissão de passagem.
  • Vermelha: quando o semáforo está nessa cor, o condutor está proibido de avançar.

Mas agora que já falamos dos semáforos, vamos nos aprofundar na sinalização semafórica e conhecer os seus tipos; acompanhe!

Afinal, o que é sinalização semafórica?

sinalização semafórica

Como já vimos, a sinalização semafórica é um subsistema da sinalização viária composto por indicações luminosas acionadas alternadamente ou intermitente através de sistema elétrico eletrônico, cuja função é controlar deslocamentos.

Sua finalidade é transmitir diferentes mensagens aos usuários das vias públicas, regulamentando o direito de passagem ou advertindo sobre situações especiais nas vias.

A sinalização semafórica é composta, basicamente, de um conjunto de indicações luminosas (semáforos ou grupos focais), fixado ao lado da via ou suspenso sobre ela, e dispositivo eletromecânico ou eletrônico (controlador), responsável pelo acionamento das indicações luminosas.

A operação da sinalização semafórica deve ser contínua e criteriosamente avaliada quanto à sua real necessidade e adequação de sua programação. Pois uma simples pane no sistema pode ocasionar diversos tipos de acidentes.

Quais são os tipos de Sinalização Semafórica?

A sinalização semafórica é composta por 2 grupos, cujo a classificação é segundo sua função, são eles;

  • Regulamentação: tem a função de regulamentar o direito de passagem dos vários fluxos de veículos (motorizados e não motorizados) e/ou pedestres numa interseção ou seção de via;
  • Advertência: tem a função de advertir condutores, de veículos motorizados ou não motorizados, e/ou pedestres sobre a existência de obstáculo ou situação perigosa na via.

Veremos agora, mais detalhes sobre cada tipo de sinalização semafórica;

Sinalização semafórica de regulamentação

sinalização semafórica

A sinalização semafórica de regulamentação tem a função de efetuar o controle do trânsito num cruzamento ou seção de via, através de indicações luminosas, alternando o direito de passagem dos vários fluxos de veículos e/ou pedestres.

Compõe-se de indicações luminosas de cores preestabelecidas, agrupadas num único conjunto, dispostas verticalmente ao lado da via ou suspensas sobre ela, podendo neste caso ser fixadas horizontalmente.

As cores utilizadas neste grupo são:

Para controle de fluxo de pedestres:

  • Vermelha: indica que os pedestres não podem atravessar.
  • Vermelha Intermitente: assinala que a fase durante a qual os pedestres podem atravessar está a ponto de terminar. Isto indica que os pedestres não podem começar a cruzar a via e os que tenham iniciado a travessia na fase verde se desloquem o mais breve possível para o local seguro mais próximo.
  • Verde: assinala que os pedestres podem atravessar.

Para controle de fluxo de veículos:

  • Vermelha: indica obrigatoriedade de parar.
  • Amarela: indica “atenção”, devendo o condutor parar o veículo, salvo se isto resultar em situação de perigo.
  • Verde: indica permissão de prosseguir na marcha, podendo o condutor efetuar as operações indicadas pelo sinal luminoso, respeitadas as normas gerais de circulação e conduta.

Sinalização semafórica de advertência

A sinalização semafórica de advertência tem a função de advertir a existência de obstáculos ou situações perigosas, devendo o condutor reduzir a velocidade e adotar as medidas de precaução compatíveis com a segurança para seguir adiante.

Compõe-se de uma ou duas luzes de cor amarela, cujo funcionamento é intermitente ou piscante alternado, no caso de duas indicações luminosas.

No caso de grupo focal de regulamentação, admite-se o uso isolado da indicação luminosa em amarelo intermitente, em determinados horários e situações específicas. Fica o condutor do veículo obrigado a reduzir a velocidade e respeitar o disposto no Artigo 29, inciso, alínea C.

Grupos focais e indicações luminosas

O acendimento das indicações luminosas deve ser na sequência verde, amarelo, vermelho, retornando ao verde.

Para efeito de segurança recomenda-se o uso de, no mínimo, dois conjuntos de grupos focais por aproximação, ou a utilização de um conjunto de grupo focal composto de dois focos vermelhos, um amarelo e um verde.

Existem também os grupos focais de duas indicações luminosas, dispostas na sequência preestabelecida abaixo para uso exclusivo em controles de acesso específico, tais como praças de pedágio e balsa, por exemplo.

Há também os grupos focais de indicações com símbolos, que podem ser isolados ou integrando um semáforo de três ou duas indicações luminosas. Como os exemplos abaixo;

e para pedestres;

Conclusão

A operação da sinalização semafórica deve ser contínua e criteriosamente avaliada por profissionais quanto à sua real necessidade, instalação e programação. Pois uma simples pane no sistema pode ocasionar diversos tipos de acidentes.

A Setas Sinalização faz a execução do projeto, instalação, manutenção preventiva e corretiva de todo o sistema de sinalização semafórica. Também fornecemos todos os tipos de equipamentos e acessórios, como;

  • Bloco semafórico principal
  • Bloco semafórico repetidor
  • Bloco semafórico para pedestres
  • Semáforos em LED
  • Controladores eletrônicos de tráfego
  • Botoeiras para pedestres, lentes, braços projetados, colunas, fios e cabos.

 

Marcos Moreira
Marcos Moreira
Analista de Marketing Digital | Agência Web Marketing

6 Comments

  1. […] inclui dois grandes grupos: a sinalização vertical (incluindo placas de trânsito, balizas e semáforos) e a sinalização horizontal (constituída pelas marcas no pavimento das estradas). Mas falaremos […]

  2. […] estamos atendendo diversas empresas, fabricando todo o tipo de sinalização horizontal, vertical e semafórica. E o melhor: com um ótimo preço. Entre em contato […]

  3. […] Agora, se você está precisando de uma empresa especializada em placas de sinalização de obras, saiba que nós estamos há mais de 20 anos fabricando todo tipo de sinalização horizontal, vertical e semafórica. […]

  4. […] E se você está precisando de uma empresa especializada em sinalização horizontal, saiba que nós estamos há mais de 20 anos fabricando todo tipo de sinalização horizontal, vertical e semafórica. […]

  5. […] nós estamos há mais de 20 anos fabricando todo tipo de sinalização horizontal, vertical e semafórica. Fale […]

  6. […] são aqueles que você provavelmente vê o dia todo: a sinalização horizontal e vertical, a semafórica, sonora e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *