A Importância da Sinalização de Condomínio

A Importância da Sinalização de Condomínio

sinalização de condomínio

A sinalização do condomínio é um fator essencial, principalmente para condomínios fechados e horizontais. Nestes tipos de condomínio torna-se cada vez mais necessário a presença de sinalização vertical e horizontal que transmitem mensagens aos motoristas para garantir a ordem e segurança do ambiente.

As vias dos condomínios podem ser comparadas com estradas e outras vias urbanas, sendo assim, as leis devem ser respeitadas como tal.

A importância de adquirir uma boa sinalização

Quem mora ou administra um condomínio, tem a obrigação de saber que o código brasileiro de trânsito se aplica não só a vias urbanas, mas em condomínios também. As vias de condomínios são propícias a acidentes assim como em qualquer outro lugar!

sinalização de condomínio

Uma boa sinalização reduziria os riscos, e proporcionaria maior organização para o sistema locativo. Trata-se de uma medida que deve ser colocada como prioridade.

Além disso, muitas pessoas não conhecem um fator primordial. Caso o motorista cometa algum ato de infração, ele estará sujeito a multas e outras penalidades. Sendo assim, não tem como negligenciar às leis, mesmo que esteja em um condomínio fechado.

É sempre importante ressaltar o fato de que o Código de Trânsito Brasileiro se aplica a todos os lugares, e o interior do condomínio não foge disso! Sendo assim, é essencial que o condomínio adote a mesma sinalização que as vias públicas possuem.

É responsabilidade do condomínio garantir que a instalação da sinalização seja feita da forma correta, senão ele poderá responder por indigência e arcar com uma série de consequências.

Como sinalizar um condomínio?

A sinalização de condomínio deve ser feita com placas de trânsito que transmitam a mensagem de forma eficaz.

A maioria dos sinais das placas faz uso de imagens em vez de palavras, para que seja mais fácil a compreensão. Além disso, ela poderia ser interpretada por pessoas que não falam o idioma pertencente àquele local. Por esse motivo, é importante que você saiba o que cada imagem representa e que as use para informar sua direção. Não fazer isso pode resultar em um acidente grave!

sinalização de condomínio

O condomínio deverá ter placas de trânsito que sejam visíveis, ou seja, de fácil acesso, para que assim o motorista possa tomar consciência dos possíveis riscos que o excesso de velocidade poderia acarretar. São várias vidas que estão em jogo, como a dos pedestres, ciclistas, motociclistas e a dele mesmo!

Segue algumas áreas onde a sinalização é primordial:

  • Sinalização da área interna do condomínio: o espaço interior do condomínio deve estar bem sinalizado sempre. Use sinalização interna para direcionar facilmente os motoristas a uma determinada unidade do condomínio. Placas de direção na entrada e na saída do condomínio são extremamente essenciais. também é necessário o uso de placas que determinem os espaços para ciclistas e pedestres, por exemplo. Trata-se de sinalizações de extrema importância que também possuem a função de auxiliar na questão da delimitação de espaço.
  • Sinalizações da área externa: elas tem o objetivo de facilitar o fluxo suave dos motoristas em torno do condomínio com sinalizações direcionais ou sinalização de orientação. Nesse tipo de ambiente, é crucial usar placas de estacionamento e  de indicação de contramão, principalmente.
  • Sinalização horizontal: o condomínio deverá ter uma sinalização gráfica horizontal. Elas são executadas na parte superior do pavimento da via para garantir o controle da circulação de veículos. Trata-se de faixas e outros tipos de marcas que poderão ser feitas com tinta.

Através de uma sinalização adequada, os moradores e visitantes serão conscientizados  sobre os seus devidos deveres ao dirigirem dentro do espaço. Sendo assim, a sinalização tem como principal objetivo promover a paz  e a segurança de todos.

Além disso, sinalização do condomínio deve lembrar aos moradores e convidados do seu limite de velocidade também. É importante que eles lembrem que se não dirigirem com cautela, estarão colocando em risco outras vidas também. Desse modo, placas como “crianças brincando” podem ser ótimos lembretes para realizar esse feito e transmitir conscientização.

Quais são as regras de trânsito em condomínios?

Alguns proprietários pensam que, por morarem em um condomínio fechado com estradas particulares, têm a liberdade de ir muito rápido.

O excesso de velocidade, no entanto, é um problema real mesmo em empreendimentos privados e pode causar acidentes, danos ou prejuízos. Por essa razão, as regras são obrigatórias como em qualquer outro lugar.

sinalização de condomínio

As vias internas dos condomínios devem seguir a mesma legislação das vias terrestres e estar em conformidade com o Projeto Viário, ou seja, devem possuir o desenho das vias com a sua devida largura e curvatura. Além disso, é preciso haver faixas de pedestre e placas de sinalização que atendam ao código de trânsito e também aos requisitos do corpo de bombeiros. O condomínio precisa ter uma construção que comporte o acesso de viaturas!

Os limites de velocidade poderão variar de acordo com o tipo de via que o condomínio possui:

  • Vias arteriais: 60 km/h
  • Vias de trânsito rápido: 80km/h
  • Vias com lombadas: 20 km/h

As lombadas são ótimas maneiras de controlar a velocidade no espaço do condomínio, principalmente em espaços mais fechados. Por isso elas precisam ser bem sinalizadas;

Conseguiu compreender os benefícios que uma boa sinalização pode oferecer?

Agora você já conhece a importância de ter uma boa sinalização de condomínio. As sinalizações são importantíssimas não só para manter o bom funcionamento, mas principalmente para garantir a segurança e a proteção de cada morador e visitante.

Aqui na Setas Sinalização viária, fornecemos todo o projeto de sinalização de condomínio, incluindo a sinalização horizontal, sinalização vertical, semafórica e dispositivos de sinalização complementar. Não perca tempo, ENTRE EM CONTATO com nossos engenheiros agora mesmo!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.