Sinalização para Estacionamento: como fazer?

Sinalização para Estacionamento: como fazer?

Sinalização para estacionamento: como fazer? Algumas pessoas nem sabem que existe a necessidade de sinalizar os estacionamentos privados.

Você conhece alguém que já foi multado por desrespeitar as sinalizações do estacionamento do shopping?  Pois é, isso pode acontecer, desde que alguém chame as autoridades de trânsito.

É muito comum, em estacionamento privado, alguns condutores estacionarem de qualquer jeito, sem respeitar a sinalização do local.

Porém segundo as leis de trânsito vigentes em nosso país desde de 2016 é permitido fiscalização em estacionamentos privados de uso coletivo, e circulação de pessoas.

Mas para que tudo esteja certo, é necessário saber como funciona a sinalização para estacionamentos. Fique por dentro conosco. 

Sinalização para estacionamentos privados de uso coletivo

sinalização para estacionamento

Imagine como seria o mundo sem regras? Uma cidade sem leis de trânsito, em instantes estaria formado o caos. As regras dentro da sociedade existem para manter o equilíbrio e direito de todos.

As regras de trânsito foram criadas para manter a ordem, por isso que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) regulamenta que nas áreas de estacionamento de estabelecimentos privados de uso coletivo as leis devem ser aplicadas.

Dessa forma, as leis de trânsito em estacionamentos de shopping são válidas e seguem as mesmas regras das vias públicas. É bom ficar atento.

Nos estacionamentos privados de uso coletivo, é preciso que haja sinalização, inclusive das vagas preferenciais.

Quanto às vagas preferenciais, se utiliza as mesmas regras de estacionamentos públicos, ou seja, 2% delas devem ser destinadas a deficientes e atender as especificações da legislação e 5% se destinarem a idosos.

Quem é responsável pela sinalização para estacionamento privativo

Aqui temos algo bem importante que você precisa está atento, segundo o parágrafo 3 do art 80 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a responsabilidade da sinalização do estacionamento é do proprietário

“§ 3º A responsabilidade pela instalação da sinalização nas vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas e nas vias e áreas de estacionamento de estabelecimentos privados de uso coletivo é de seu proprietário.”

A questão dessa responsabilidade se agrava, quando o art 90 do CTB diz que não pode haver notificações de infrações quando o usuário não compreender a sinalização ou ela estiver ilegível devido às más condições de conservação.

Além disso, é dever do proprietário um projeto de estabelecimento e de sinalização homologado pelo Departamento de Operação do Sistema Viário da Companhia de Engenharia de Tráfego (DSV/CET)

Daí seu compromisso com a sinalização para estacionamento privado fica ainda maior, a seguir vamos trazer explicações claras sobre essas marcações.

Sinalização para Estacionamento: como fazer?

sinalização para estacionamento

Os estacionamentos são muito importantes nas cidades, sejam elas grandes ou pequenas, porém a organização do espaço é imprescindível, para que tanto carros como pedestres possam transitar e estacionar de forma adequada.

Cada município pode ter sua legislação, de toda forma, para que você possa entender as normas gerais trouxemos aqui informações baseadas na norma da ABNT NBR 12721.

Ela é usada por projetos imobiliários de incorporadoras, para definir a quantidade de vagas e suas disposições.

Geralmente os municípios se orientam por estas normas, e aqui você pode ter uma ideia de como funciona. Lembrando que aqui não vamos fazer o seu projeto, nosso foco é como fazer a sinalização para estacionamento privado.

Nas marcações do estacionamento temos dois tipos muito importantes: Sinalização Horizontal e Sinalização Vertical.

Como já vimos aqui, é interesse do proprietário do estacionamento que tudo esteja bem explicado para que não haja dúvidas do condutor.

Portanto, existem algumas placas que devem ser instaladas nos estacionamentos cumprindo as exigências da Lei.

Nos Shoppings e estabelecimentos comerciais, em geral, é preciso instalar sinalização específica nas cancelas de entrada. Esta é composta de placas de vinil sempre bem posicionadas para garantir que a mensagem chegue aos condutores. As fotos ilustrativas foram retiradas do Manual  de Sinalização Urbana da CET

Para indicar as vagas reservadas para acessibilidade, são utilizadas placas medindo 0,70m x 1,40m. Devem estar sempre posicionadas nas entradas e acessos

Para sinalizar o conjunto de vagas para pessoas com deficiência física e idosos é utilizado placas com medida de 0,40m x 0,80m, como segue.

Sinalizações em vagas de idosos e pessoas com deficiência devem usar placa Horizontal e Vertical. Estas devem vir juntas e sempre determinar a numeração das vagas.

As placas de sinalização para estacionamento para vagas de idosos e pessoas com deficiência devem ser instaladas nas colunas e fixadas nas paredes.

Dimensões da Sinalização Horizontal

TIPOMARCAÇÕES
Estacionamento ParaleloOs estacionamentos em paralelo, no mesmo sentido da via, devem ser demarcados com 2,30m de largura por 5,50m de comprimento. Para a manobra, é preciso cerca de 3,50m de largura da via, desconsiderando o tráfego no sentido contrário.
Estacionamento a 30°Os estacionamentos com ângulo de 30º devem ser demarcados com 2,30m de largura por 5,00m de comprimento. Para a manobra, é preciso cerca de 2,50m de largura da via, desconsiderando o tráfego no sentido contrário.
Estacionamento a 45°Os estacionamentos a 45º devem ser demarcados com 2,30m de largura por 5,00m de comprimento. Para a manobra, é preciso cerca de 3,50m de largura da via, desconsiderando o tráfego no sentido contrário.
Estacionamento a 60°Os estacionamentos a 60º devem ser demarcados com 2,30m de largura por 5,00m de comprimento. Para a manobra, é preciso cerca de 4,00m de largura da via, desconsiderando o tráfego no sentido contrário.
Estacionamento a 90°Os estacionamentos a 60º devem ser demarcados com 2,30m de largura por 5,00m de comprimento. Para a manobra, é preciso cerca de 4,50m de largura da via, desconsiderando o tráfego no sentido contrário.

Sinalização das Vagas: Acessibilidade e Idosos

Quando se trata da acessibilidade para aqueles que têm sua mobilidade reduzida ou precisam de algum apoio, os estacionamentos privados deverão atender a norma da ABNT NBR 9050 que estabelece os parâmetros destas vagas, sempre é bom consultar a prefeitura local para confirmar se não houve alterações.

Observe o que diz as normas da ABNT

  • As vagas devem conter o símbolo internacional de acessibilidade na horizontal (no chão) e sinalização vertical (por meio de placas);
  • O espaço de circulação deve ter um adicional de 1,20m entre os veículos, podendo ser compartilhado em caso de estacionamento paralelo ou perpendicular. Também devem levar até a rampa de acesso;
  • A posição deve ser privilegiada ou pelo menos disposta a evitar a circulação entre veículos;
  • A reserva de vagas para deficientes pela recomendação da ABNT segue o seguinte padrão;
  • Até 10 vagas, não é necessário ter vagas demarcadas;
  • Entre 11 e 100 vagas de estacionamento, pelo menos uma deve ser dedicada a deficientes físicos;
  • Acima de 100 vagas, 1% das demarcações devem ser de exclusividade.

Conclusão

É preciso trazer aqui 3 dicas essenciais das marcações do estacionamento:

  1. Limpeza do local. Sua marcação não ficará adequada se antes o local não for cuidadosamente limpo. É preciso retirar pois folhas, pedra, areia, e até mesmo poeira são fatores que afetam a tinta e por isso diminuem a qualidade da mesma.
  1. Marcação. A marcação das faixas deve ser feita de forma apropriada. Pode ser utilizado linha e ou fita métrica e também giz. As dimensões a serem utilizadas são as seguintes: Largura da Faixa: 10 cm; Comprimento da faixa: 5 m; Distância entre as faixas: 2,5 m.
  1. Pintura. Depois de tudo pronto, limpeza e marcações, chegamos ao momento mais importante, a pintura. Entenda que aqui não pode haver erros pois tudo que aconteceu até esse ponto foi para receber a tinta. Lembrando que é preciso escolher uma tinta de boa qualidade.

Sobre a cor, observe:

  • Vagas gerais – Branca ou Amarela
  • Vagas de Acessibilidade – Azul e Branca (observe que aqui você usará duas cores para destacar esses tipos de vagas, que não devem ser preenchidas mesmo que estejam desocupadas)

Por fim, o mais importante: para lhe auxiliar a cumprir com a regulamentação, ou se você ficou com alguma dúvida e deseja implantar um projeto de sinalização para estacionamento na sua cidade, condomínio ou empresa, entre em contato conosco, nós podemos te ajudar desde o projeto até a instalação!

5/5 - (1 vote)
Marcos Moreira
Marcos Moreira
Analista de Marketing Digital | Agência Web Marketing

3 Comments

  1. […] Sinalização para Estacionamento: como fazer? […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.